sábado, 3 de fevereiro de 2007

Bush ignorado

"Um rosto na multidão

Na terça-feira, o presidente Bush apareceu de surpresa no Restaurante Sterling Family, uma pequena lanchonete em Peoria, Illinois. É um hábito contumaz deste governo e dos anteriores: um presidente que aparece repentinamente entre americanos comuns que, não importa o que pensem daquele político em particular, em geral se portam emocionados e impressionados ao ver o líder do mundo livre a um ou dois metros deles.

Mas, na terça, a surpresa ficou com Bush. Ele estava na cidade para fazer um discurso sobre a economia quando entrou na lanchonete, onde foi recebido com o que só pode ser descrito como uma recepção sedada. Ninguém se apressou para apertar-lhe a mão. Não houve nenhuma exclamação ou grito de emoção típicos deste tipo de visita. Há seis meses, uma mulher quase desmaiou quando Bush apareceu numa visita surpresa a uma loja de donuts no lendário restaurante de Lou Mitchell, em Chicago. Esta semana em Peoria, muitos dos clientes acharam suas panquecas mais interessantes. Não fosse o clique das câmeras e o barulho dos pratos vindos da cozinha, o silêncio seria ensurdecedor.

‘Desculpe interrompê-las’, disse Bush para um grupo de mulheres que estava à mesa com crianças. ‘Como está a comida?’ Conforme ele assinava um autógrafo ou outro e apertava mãos, um homem no balcão acendeu seu cigarro e pediu outro café. Outra mulher, observando Bush e seus acompanhantes, suspirou profundo e voltou a seu jornal. Lia os obituários. ‘Desculpe interromper seu café da manhã’, disse um assessor da Casa Branca a ela. ‘Sem problemas’, ela respondeu de forma pouco amistosa. ‘No fim, a vida continua.’

Às vezes, é difícil ser George W. Bush. "

Por Pedro Doria

Nenhum comentário: