quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Deu no jornal




O professor Cláudio Weber Abramo, da Transparência Brasil, concebeu e dirige este site-projeto:


"banco de dados de reportagens relacionadas à corrupção e seu combate, publicadas em jornais e revistas de todos os estados. O conteúdo editorial das matérias é de responsabilidade exclusiva dos veículos originais. O material divulgado aqui não pode ser usado comercialmente nem redistribuído, e seu uso é restrito a finalidades informativas e de pesquisa."


Hospedado no site há também um blog, editado por Marcelo Soares, coordenador do projeto. Por lá tomei conhecimento da enorme influência das milícias do Rio de Janeiro nas eleições do ano passado:

O jornal O Globo fez um levantamento sobre os mapas eleitorais de pouco mais de um terço das 92 regiões ocupadas pelas milícias.

Descobriu que em 80% dessas comunidades, pelo menos um policial, bombeiro ou militar reformado entre seus candidatos mais votados nas últimas eleições. Um novo fenômeno eleitoral que fica ainda mais explícito com os resultados do pleito: de nove candidatos da área de segurança pública que fizeram campanha para deputado nessas áreas, cinco conseguiram se eleger.

Leia o post todo, clicando aqui.

Nenhum comentário: