O Cruzeiro e a Revolução de 30
A famosa revista O Cruzeiro, que fez história no Brasil, mostrava, na capa da edição de 8 de novembro de 1930, o líder da revolução de 30, Getúlio Vargas, em pose de sorridente vitória.
O site Memória Viva dedica-se a reproduzir na internet as edições da revista, entre outras contribuições para a preservação da história pátria:
“Tendo assumido o commando em chefe das forças nacionaes, sigo, hoje, com meu estado-maior, para a zona das operações. Ás gloriosas forças armadas, esteio das instituições e da dignidade nacional, ás bravas milicias estaduaes, que tantos e tão inestimaveis serviços já têm prestado á causa publica, á patriotica população civil que tão brilhantemente está correspondendo ao appello do Paiz — os aplausos e louvores de todos os que anseiam por uma patria grande, unida e forte. O exercito da victoria progride em seu avanço triumphal. Cabe aos que ficam o papel não menos apreciavel de collaborar para a normalização das actividades publicas e particulares e para a manutenção dos serviços essenciaes do Estado. Confio no concurso de todos os bons patriotas e sei que não preciso indicar qual seja o dever de cada um. Meus concidadãos, tudo pelo Brasil, tudo pela Republica !”
GETULIO VARGAS
Da ordem do Dia” nº 1 do Commando Geral das Forças Nacionaes de 11 de Outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário