sexta-feira, 23 de março de 2007

? Inelegibilidade por parentesco ?

Concurso do TRE-MG, da Fundação Carlos Chagas:

Quanto à inelegibilidade reflexa é correto afirmar:

a) Um senador, após transferir o seu domicílio eleitoral para a capital de outro estado onde seu pai é Governador, poderá se candidatar ao cargo de Deputado dessa unidade da federação.
b) O filho de Governador de Estado poderá se candidatar ao cargo de Deputado Federal da mesma unidade da federação.
c) A esposa do Presidente poderá se candidatar ao cargo de vereadora de qualquer município. d) O neto do Governador somente poderá disputar a eleição para senador por esse estado se já for titular do mesmo mandato nessa circunscrição.
e) A esposa do Prefeito de uma capital não pode se candidatar ao cargo de Governadora do mesmo estado, em virtude de impedimento institucional.


Estou pensando em dizer a resposta só na aula, mas não resisto a um comentário: ô questãozinha mal elaborada! Dependendo do modo como se lê, há pelo menos 3 afirmações certas; e a hipótese apontada como certa, também dependendo da leitura, pode ser considerada falsa.

Fica aí o desafio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro professor, a alternativa correta é a "d". As alternativas "a", "b", "c" e "e" estão incorretas com base no art. 14, § 7º, parte final, da CF/88, pois não se trata de reeleição. Na alternativa "d" a dúvida que se pode ter é quanto ao termo "somente", pois no restante é apenas a letra do art. 14, § 7º da CF/88. Jorge Luís Lima. Uniceub.

Anônimo disse...

A resposta é a letra "d". Com base no art. 14, § 7º, CF/88. Pela redação da lei e levando em conta que só há uma resposta certa, por eliminaçao a resposta é a letra "d"