terça-feira, 13 de março de 2007

Reforma política: o povo é contra

A Fundação Perseu Abramo publicou os resultados de uma ampla pesquisa de opinião sobre os principais pontos da reforma política. Esses resultados indicam que o povo é contra as principais mudanças que estão na pauta:

- 55% são contra o financiamento de campanhas eleitorais com dinheiro público. 32% são a favor.
- 47% desejam manter o sistema proporcional para eleição do Legislativo. 31% são favoráveis a algum tipo de voto distrital.
- 63% desejam continuar votando em pessoas para o Legislativo. Só 5% aceitam o voto indireto, no partido (lista fechada partidária).
- Apenas 38% querem impedir que o parlamentar possa trocar de partido. 23% defendem que o político mantenha plena liberdade de escolha e 28% propõem regras suaves (um ou dois anos de prazo) para quem vai trocar de legenda.
- Sobre a quantidade de partidos, 56% defendem que haja muitos, mas menos do que existem hoje. A situação atual é considerada boa por 19%.
- 57% defendem que a representação dos estados na Câmara dos Deputados seja proporcional ao eleitorado. 27% defendem o sistema atual.
- 52% defendem manter uma reeleição e quatro anos de mandato. 44% desejam acabar com a reeleição.

Não sei, mas não custa perguntar: com base em que tipo de informação opinam os cidadãos sobre nosso sitema político-eleitoral?

Que eu saiba, poucos conhecem o funcionamento de nosso sistema, mas muitos reclamam dele, chegando à indignação e ao descrédito. Agora, na hora de mudar...

Nenhum comentário: