quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Os vampiros da alma

Não há grandeza, nem criatividade, nem projeto de país tanto no governo quanto na oposição. Fosse um pais racional, com grandeza, sairiam soluções criativas para o impasse da CPMF.
A oposição poderia arrancar do governo o compromisso formal de reduzir os encargos trabalhistas. Ou reduzir o PIS-Cofins. O governo apresentaria uma proposta formal de redução dos tributos no tempo. Poderia ser fixada uma meta de desempenho dos gastos públicos, um teto para o aumento de receita, a aceleração da implantação do Estatuto da Micro Empresa.
Nada ocorreu. O PSDB, oposição, cada vez mais se parece com o PT oposição. Essa votação será emblemática por mostrar, pela primeira vez de forma nítida, algo que venho alertando desde as eleições passadas. No partido convive o futuro com o passado. O futuro são os governadores; o passado são os ex, aqueles sem perspectivas maiores no futuro. Entram aí desde ex-presidentes, como Fernando Henrique Cardoso, até parlamentares que só ganham alguma expressão quando se comportam como livres atiradores, como Arthur Virgílio. O partido terá que resolver seus impasses antes das eleições. Se José Serra e Aécio Neves aguardarem o último ano para se posicionarem, o exército dos ectoplasmas, comandado por FHC, vai matar qualquer possibilidade de ressuscitar a sigla. São verdadeiros vampiros da alma.


Nenhum comentário: