quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

All you need

Prometi aqui no título do blog que apontaria para a música popular. Fiquei devendo post até agora, pois então é bom começar pelo mais universal dos pops. Love é o nome do CD. É Beatles, mas é o primeiro cd remasterizado jamais lançado. É inédito então.

Cheguei ao CD depois de ler um artigo do Arthur Dapieve, no site no minimo. Não preciso falar mais, o texto ressoa a cada audição. Mesmo porque depois de algumas audições, talvez você, como eu, saia cantando por aí:

I like to be
under the sea
in an octopus's garden with you...


"O pai, o filho e o espírito santo

O que há de tão engraçado sobre “Love”? Bem, antes de morrer, em 2001, George Harrison havia combinado com Guy Laliberté produzir um show com músicas dos Beatles para o Cirque du Soleil. Dois anos depois, Giles Martin, filho do maestro George Martin, dando uma grande ajuda ao pai, começou a trabalhar em cima das gravações originais do grupo. Remixou, cortou, esticou, acelerou, ralentou, superpôs e colou de volta.

O show “Love” estreou em junho passado, no hotel Mirage, de Las Vegas, ao custo total de quase R$ 700 milhões. E os discos com a trilha sonora correspondente – uma versão em estéreo e outra em 5.1, três minutos mais longa – foram mundialmente lançados pela EMI em novembro.Giles tomou cuidado para não profanar a obra do pai e dos Beatles. Não há nem batidas eletrônicas nem qualquer modernização, exceto a das próprias técnicas contemporâneas de mixagem (o que não é pouco). Foi admitido no emprego depois de fazer uma colagem até previsível, a das indianizadas “Within you without you” e “Tomorrow never knows”. O resultado final foi aprovado por Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono e Olivia Harrison. A única nova gravação no CD é um arranjo de cordas composto por George Martin, hoje com 80 anos, para um take alternativo de “While my guitar gently weeps”. E, no entanto, tudo o que se ouve nas 26 faixas, formadas por trechos declarados de 37 músicas, fora as inúmeras “pontas” não creditadas, soa novo, não como uma mera recompilação..."

Para ler o artigo todo, clique aqui.

Para ver o "trailer":

Nenhum comentário: