quinta-feira, 29 de março de 2007

Propulsores: partido único (?)

Se depender da vontade de Hugo Chavez é isso mesmo. Chegou o PSUV, o partido do socialismo do século 21. A fonte, Le Monde, parece ser fidedigna:


O presidente Hugo Chávez os batizou de "propulsores". Eles são os primeiros militantes do novo Partido Socialista Unificado da Venezuela (Psuv), uma agremiação unitária da esquerda encarregada de construir o "socialismo do século 21". Reunidos num dos anfiteatros do centro de Caracas, 2.398 "propulsores e propulsoras" trajando camiseta vermelha prestaram oficialmente juramento, em 24 de março. "A pátria, o socialismo ou a morte", lembrava a palavra de ordem impressa na gigantesca faixa à cubana que estava afixada atrás do chefe do Estado.

No dia que se seguiu à sua reeleição, em 3 de dezembro de 2006, o presidente Chávez havia anunciado a sua vontade de reunir as agremiações da maioria. "Aqueles que não quiserem se juntar ao novo partido, eu os deixo livres para prosseguirem o seu caminho, mas eles deverão deixar o governo", dissera. O seu Movimento da Quinta República (MVR) foi dissolvido de um dia para o outro. "O verdadeiro problema de Chávez não é tanto de acabar com os pequenos partidos, e sim de conseguir disciplinar as suas próprias forças e construir um verdadeiro partido", comenta um alto-funcionário. "O MVR nunca passou de uma máquina eleitoral. Ele vem sendo paralisado pelas ambições pessoais e as rivalidades burocráticas".

O novo partido não será nem staliniano, nem marxista-leninista, precisou Hugo Chávez. O chefe do Estado fez uma advertência contra os "revisionistas que têm medo de uma verdadeira revolução" e contra os "dogmáticos que não se deram conta de que o mundo mudou". Segundo ele, todos eles acabam de uma forma ou de outra "nas fileiras da contra-revolução".

O presidente venezuelano tinha como alvos os dirigentes do Partido Popular dos Trabalhadores (PPT), da organização "Podemos" e do Partido comunista venezuelano (PCV). Esses três partidos de esquerda juntos forneceram um quarto dos votos obtidos por Hugo Chávez em dezembro. Agora, eles tentam de uma forma ou de outra manter a sua independência ou, ao menos, negociar as condições da sua integração no Psuv.

Nenhum comentário: