sexta-feira, 20 de abril de 2007

País abençoado: sem terremoto, sem furacão... ?



Furacão do Aroeira

2 comentários:

Anônimo disse...

Denunciados por formação de quadrilha, corrupção passiva (?) e prevaricação. Algumas definições do dicionário.
QUADRILHA –- grupo de pessoas; turma, bando, bando de malfeitores; súcia, corja, manada de cavalos de pelagens diversas que andam juntos, seguindo a égua madrinha.
CORRUPÇÃO - depravação de hábitos, costumes etc.; devassidão, ato ou efeito de subornar uma ou mais pessoas em causa própria ou alheia, ger. com oferecimento de dinheiro; suborno, emprego, por parte de grupo de pessoas de serviço público e/ou particular, de meios ilegais para, em benefício próprio, apropriar-se de informações privilegiadas, ger. acarretando crime de lesa-pátria.
Rubrica: termo jurídico. Disposição apresentada por funcionário público de agir em interesse próprio ou de outrem, não cumprindo com suas funções, prejudicando o andamento do trabalho etc.; prevaricação.
PREVARICAÇÃO - crime cometido por funcionário público quando, indevidamente, este retarda ou deixa de praticar ato de ofício, ou pratica-o contra disposição legal expressa, visando satisfazer interesse pessoal.

Tendo em vista o acima descrito, embora não tenha formação jurídica, não entendo o por que do desmembramento do processo.

Mauro Noleto disse...

O desmembramento não é dos crimes, mas da competência para julgá-los. O STF é competente para processar algumas autoridades, entre elas, os ministros do STJ. Você sabe que há um ministro daquele tribunal investigado pela PF e agora denunciado pelo MP.

Na sexta-feira (20/4), o Min. Cezar Peluso deferiu pedido do procurador-geral da República para desmembrar o Inquérito 2424. O ministro manteve no STF apenas a parte que diz respeito aos cinco envolvidos que possuem prerrogativa de foro, isto é, o privilégio de serem processados e julgados em instância superior. Quanto aos demais suspeitos, as informações foram remetidas, naquela mesma data, à 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, onde se originaram as investigações.

Na república não se justifica esse tipo de privilégio, não concorda. Mas, precisamos evoluir como sociedade e democracia para derrubarmos esses entulhos.

Obrigado pela visita e pelo comentário.

Abraço forte.