domingo, 9 de março de 2008

As raposas e o galinheiro

Norberto Bobbio, no conhecido "O Futuro da Democracia" (Paz e Terra, 2000), alerta que uma das promessas não cumpridas pela democracia moderna foi o avanço da representação de interesses sobre a idéia de que a representação parlamentar deve ser universal. Pois bem, essa visão nunca foi tão apropriada para descrever nosso Congresso Nacional como agora. O Correio Braziliense de hoje traz uma matéria que ilustra perfeitamente o fato. Não temos representantes universais da Nação, mas componentes de "bancadas temáticas" não-oficiais, como, por exemplo a "bancada da bala", que representa os interesses dos fabricantes e distribuidores de armas; a "bancada ruralista", que representa os proprietários rurais; a "bancada evangélica"... Isso já é conhecido há tempos, mas a divisão política das comissões mais importantes da Câmara dos Deputados é a demonstração infeliz da análise do filósofo italiano. Entregaram a presidência do galinheiro para as raposas. Confira:


Ruralistas

A bancada usou sua influência no DEM para ganhar a presidência de duas comissões permanentes estratégicas que couberam à legenda: Agricultura e Meio Ambiente. Com isso, influenciam diretamente os dois órgãos, fundamentais à definição da política para o setor rural.

Direitos Humanos

O PDT indicou o deputado Pompeo de Mattos (RS) para presidir a comissão. Ele é um dos líderes da “bancada da bala”, como ficou conhecido o grupo de parlamentares que recebeu doações de campanha de fabricantes de armas e munições.

Constituição e Justiça

A comissão mais importante da Câmara virou um feudo da bancada do PMDB fluminense. Por lá passam os projetos de mais interesse do governo.

Minas e Energia

O presidente, Luiz Fernando Faria, teve a maior parte dos custos de sua campanha financiada por empresas do setor de mineração e siderurgia. Essas empresas construíram uma sólida bancada na Câmara.

Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Foi entregue ao deputado Jilmar Tatto (PT-SP), como compensação por ele ter sido barrado na disputa pela Secretaria-Geral do PT.

Desenvolvimento Urbano

Foi entregue ao PP, que controla o Ministério das Cidades, principal interessado nos projetos que lá tramitam.

Viação e Transportes

Ficou com o PSDB, que indicou para a presidência Carlos Alberto Leréia (GO). Entre os doadores de campanha, ele contabiliza empreiteiras e outras empresas do setor viário.

Nenhum comentário: