sexta-feira, 20 de abril de 2007

Indecisos em França

As eleições presidenciais francesas deste domingo, dia 22 de abril, trazem um elemento interessante. A dois dias do pleito, cerca de um terço dos eleitores ainda não manifestou preferência por nenhum dos 12 candidatos. O que significa dizer que não há prognóstico preciso, mas apenas indicativo de que o conservador Nicolas Sarkozy e a socialista Ségolène Royal deverão ir para o segundo turno. Porém, é bom não subestimar o poder eleitoral do ultradireitista Jean Marie Le Pen, que nas eleições de 2002 desbancou o socialista Lionel Jospin e foi ao segundo turno contra Jacques Chirac. No segundo turno, a vitória de Chirac foi esmagadora: 82% contra 17% de Le Pen, que praticamente repetiu a votação obtida em primeiro turno. Mas a ida de Le Pen ao segundo turno em 2002 representou uma dura lição para esquerda francesa que chegou dividida para a disputa com Chirac.

No Globo On Line, há um blog (Política à francesa, de Mário Camera), que está acompanhando de perto essa reta final da campanha francesa. Clique aqui para acessar.

Eu aqui d'APonte torço para a socialista.

Às urnas, cidadãos!

2 comentários:

Cláudio Ladeira de Oliveira disse...

Ô Mauro,
Cacildis, já dizia o poeta Mussum, seria impossível perceber que você não torcia muuuuuuuito para o Nicolas Sarkwzvwtkszvcqííí. Sabe como é, a política tem dessas previsibilidades, cacildis...

Cláudio Ladeira de Oliveira disse...

Aliás, num final de semana próximo do primeiro de maio, nada mais natural que berrar "Debout, les damnés de la terre" na esperança de que um dia possamos esparramar a igualdade em meio ao "le genre humain".