terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Pauta

Começa agora uma nova seção d'APonte, a pauta. A minha pauta na TV Justiça, mais especificamente falando. Sou consultor jurídico da TV Justiça, emissora pública mantida e gerida pelo Supremo Tribunal Federal. Meu trabalho principal é analisar e explicar os julgamentos do Plenário do STF, ao vivo, todas as quartas e quintas, costumeiramente, mas também sempre que houver sessão. A primeira sessão do ano será realizada numa sexta-feira, dia 1º de fevereiro.

Excepcionalmente, tenho feito trabalhos jornalísticos (protegido por liminar: não está juridicamente resolvido o problema da necessidade do diploma para o exercício da profissão de jornalista). Substituo colegas da emissora, por motivo de férias ou de licença médica. O primeiro trabalho foi entrevistar para o programa "Encontro com o autor", como já diz o nome, autores de obras de interesse jurídico (acho que devo fazer postagens específicas sobre cada obra, e foram livros e entrevistas bem interessantes).

Agora fui escalado para apresentar temporariamente o programa "Fórum", que promove entrevistas e debates com personalidades sobre assuntos jurídicos que agitam a opinião pública e que tenham interesse público. Esta semana já gravei entrevista com o promotor Wilton Queróz do MPDFT sobre o novo laboratório de investigação dos crimes de lavagem de dinheiro; entrevistei também o presidente da ANOREG (associação nacional do titulares de cartório) sobre o primeiro ano de eficácia da lei que permite a realização de divórcio nos cartórios; mediei o debate entre o presidente da ANPR (associação nacional dos procuradores da república), Antonio Carlos Bigonha, e o representante da ADEPOL (associação dos delegados de polícia), o advogado Wladimir Reale, sobre o controle externos das polícias pelo Ministério Público.

Gosto muito disso, só me atrapalho ainda com a necessidade de interpretar, leia-se, atuar um pouco na hora de ler o teleprompter. Bem, agora sim, vamos ao objeto desta nova seção de postagens d'APonte: a pauta. A pauta é futuro, no mínimo amanhã, por isso devo correr para terminar esta explicação já muito longa (são 23:45). Amanhã a gravação do "Fórum" é com o Ministro de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, Mangabeira Unger. Este programa só deve ir ao ar em fevereiro, eu aviso aqui para os interessados. Tô animado.

Nenhum comentário: